Imagine que você está na estrada, ou mesmo circulando por ruas esburacadas – você deve passar por isso diariamente em seu automóvel em Belém -, e o seu carro puxa pra um lado e para outro. São os amortecedores do carro – junto ao sistema de suspensão – que vai diminuir essa falta de estabilidade.
Então, segurança é o que o amortecedor do seu carro garante enquanto você dirige. Essa auto peça é fundamental na composição da suspensão do carro, que, muito antigamente não possuía sistema de amortecimento.
Mas como essa o amortecedor funciona?
O que é o sistema de suspensão?
O amortecedor é parte do sistema de suspensão, que é composto de amortecedores, molas, pivô de suspensão e barra estabilizadora. Esse conjunto faz parte dos chassis e funciona assim: o suporte ligado ao quadro do veículo o próprio eixo estão conectados às rodas, que giram e se movimentam para os lados (rodas dianteiras).
É aí que estão ligadas as molas, cuja conexão vai do eixo ao corpo do veículo. Se o carro passa por um superfície irregular, a mola é deformada e aí entra em ação o amortecedor – para ajudar a absorver o impacto e garantir estabilidade.
No interior da mola, ou em um sistema de braços, existem pistões hidráulicos para otimizar o amortecimento. Isso faz com que o carro transfira o mínimo possível de vibrações aos passageiros e ao motorista.
Como funcionam os amortecedores do carro?
O amortecedor é composto de suportes, pistão, cilindro de reserva e válvula. Os suportes mantêm a instalação dos amortecedores no veículo – um na parte superior e outro na parte inferior.
O pistão está no suporte superior e movimenta-se para cima e para baixo. Tem pequenos orifícios por onde passa um fluido hidráulico – o que faz com que ele desloque em movimentos suaves.
O excesso do fluido hidráulico vai para o cilindro de reserva e a válvula – na parte de baixo do tubo pressurizado, controla a quantidade de fluido entre o tubo de pressão e o cilindro de reserva.
Como conservar os amortecedores do carro?
Como você viu, os amortecedores são um componente importantíssimo na suspensão do carro. E conservar essa auto peça é primordial para evitar dores de cabeça ou mesmo acidentes sérios.
O tempo de vida do amortecedor varia de acordo com o uso do carro. o ideal é ficar de olho no manual do veículo e atento a cada revisão.
Primeiramente, identifique alguns sintomas de que os amortecedores podem estar dando problemas:
- se seu carro estiver oscilando muito
- se a carroceria está deslocando
- se seu carro faz rangidos ao passar por um desnível na via
Como encontrar essa ou outras auto peças em Belém?
Manter o veículo vistoriado, levá-lo a um mecânico de confiança é essencial, como você já viu. Sinta sempre a direção do seu carro também.
Caso já tenha verificado que há algum problema e estiver precisando fazer reposição dessa ou de outras auto peças em Belém, pode contar com a gente.
Aqui na Jacaré Auto Peças trabalhamos com peças originais da Monroe Amortecedores. Se quiser mais informações deixa um comentário pra gente.