Quando se mantém um carro, seja novo ou usado, um dos passivos é: o combustível. Seja álcool, gasolina, diesel, fazer o seu automóvel funcionar custa dinheiro. E, às vezes, muito dinheiro.
Aqui, damos algumas dicas de como evitar o gasto desnecessário, boas práticas para diminuir o consumo e economizar no combustível , além de pequenos hábitos que podem fazer com que abastecer o carro não seja mais um peso no seu bolso. No fim, você vai perceber que não, seu carro não “bebe” tanto assim, mas são condutas em frente ao volante que fazem ele se comportar de forma a gastar tanto.
-
Cuidado com o pé no acelerador
Na hora de acelerar seu veículo, tenha calma. Pra quê sair “cantando pneu”? A acelerada brusca, além de poder causar acidentes, faz um mal danado para o consumo de combustível.
Faça a contagem de consumo por meio do computador de bordo do seu carro – e, se ele não tiver essa função, faça mesmo de forma manual, observando o contagiros do painel. 2000 rpm é uma boa medida pra evitar desperdíci. – evite “esticar” seu carro.
-
Faça uma limpeza geral
E aqui não estamos falando sobre lavar, aspirar e polir o carro. Estamos falando daquele monte de livro que você deixa lá no porta-mala, aquelas cadeiras de praia que não veem o mar desde o ano passado.
Pensamos que não, mas esse acúmulo de pequenos objetos, no fim causa um peso considerável e, como você sabe, quanto mais pesado o automóvel, mais combustível ele vai demandar para funcionar.
-
Faça a manutenção
Manter toda a estrutura do carro em dia é um bom hábito para que ele funcione corretamente e não precise consumir mais combustível que necessitaria. Com as peças todas alinhadas, o motor desenvolver corretamente e não “puxa” mais do que deveria.
As velas de ignição por exemplo, quando não estão funcionando corretamente, são um dos itens que mais influenciam nesse gasto, isso por que sua função é gerar energia para iniciar a queima do combustível – se ela está ruim, a queima fica prejudicada. O filtro de ar é outro item cuja troca periódica é mandatória para otimizar o consumo de combustível.
Saiba mais sobre velas de ignição.
-
Mantenha o consumo baixo com combustível de alta
Sempre abasteça em postos confiáveis. Isso por diversos motivos e, nesse específico, porque um combustível mais puro faz com que o sistema todo esteja funcionando corretamente.
A composição errada de substâncias no combustível “enganam” o medidor, que fica alterado. A gasolina aditivada, pensando assim, é um combustível que pode auxiliar na economia, já que ela faz uma “limpeza” no motor, otimizando o consumo
-
Nunca esqueça de calibrar os pneus
Nem de fazer o alinhamento correto do seu carro. Responsáveis por uma boa parte do consumo, os pneus devem estar sempre calibrados, nunca murchos e isso serve também para a sua segurança no trânsito.
Quanto ao alinhamento, além de ajudar a manter você e os passageiros seguros dentro do automóvel, evita desperdício uma vez que as rodas estão “indo com o fluxo do carro”. Se elas estão desalinhadas, estão na diagonal, ou seja, estão sendo praticamente arrastadas pelo carro.
Então, anotou tudo direitinho? Compartilhe com quem dirige e, se tiver alguma sugestão, só deixar nos comentários.