A Vela de Ignição tem a função de conduzir a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica). A centelha por sua vez provoca a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão. A Vela de Ignição apesar de ter um funcionamento relativamente simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu carro e ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes. Por estes motivos o bom funcionamento desta peça é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema já esta crítico.
Tipos de Defeitos que Ocorrem na Velas de Ignição
Normal: A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno. Isto indica que o motor esta em bom funcionamento e que a vela de ignição esta dentro das especificações do fabricante.
Desgaste Natural: Mesmo em condições corretas de uso a vela de ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central. Esta erosão ocasiona o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha.
Sintomas: falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor.
Leve Resíduo de Chumbo: A o surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela. Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica um combustível de péssima qualidade.
Sintomas: falhas em alta rotação.
Carbonização Seca ou fuliginosa: A cabeça da vela de ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca. As Causas para este problema são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível.
Sintomas: Dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.
Desgaste excessivo dos eletrodos: Este defeito é causado pela presença de de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante. Geralmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado.
Sintomas: Falhas na aceleração e dificuldade na partida.
Superaquecimento: A fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores. A causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência.
Sintomas: Falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos pode ocorrer danos graves ao motor.
Impurezas ou Resíduos: O surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Este problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado.
Sintomas: Ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potencia e danos ao motor.
Eletrodo Central e Eletrodo-massa Fundidos: A fundição dos eletrodos é provocada por uma alta temperatura na câmara de combustão e este problema é decorrente do uso de vela de ignição incorreta (muito quente) e combustíveis adulterados.
Sintomas: Falhas no motor, potencia abaixo do normal, sérios danos ao motor. Quando a vela chega a este estado dificilmente o motor não foi prejudicado.
Base do Isolamento Quebrado: Geralmente a quebra deste isolamento é provocado pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Este tipo de defeito no isolamento faz com que a centelha (faísca) salte do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa.
Sintomas: Falhas no motor, problemas na partida.
Ao analisar os defeitos acima é possível notar que muitos problemas são provocados por combustível adulterado e por aplicação incorreta das velas de ignição. Por isso sempre certifique-se da qualidade do combustível que é colocado no seu carro e sempre que seu mecânico for substituir as velas do seu automóvel, confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição é indicado pelo fabricante do veiculo.
Veja este Vídeo Explicativo Sobre Velas de Ignição e Seus Códigos
Quando for necessário trocar as velas, utilize sempre peças genuínas ou de qualidade reconhecida, pois existem muitas peças falsificadas no mercado e isto pode lhe trazer prejuízos no futuro.
A instalação do jogo velas deve ser feita com o uso de ferramentas especificas e sempre respeitando o torque indicado pelo fabricante da peça na hora do aperto final. Por isto se você não tiver conhecimento e o equipamento necessário, não se arrisque e deixe que um profissional automotivo faça esta troca. Você já presenciou algum defeito provocado por velas de ignição?