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Válvula Termostática: retirar ou não?

A válvula termostática é um componente de extrema importância nos automóveis – salvo se seu veículo for elétrico. A função dessa peça é controlar asas temperaturas de funcionamento do motor. Ela também promove um pré-aquecimento quando ele está frio.

Muitos mitos circundam a válvula termostática, muitos mecânicos alegam que é uma auto peça que não tem real serventia, que sua presença no veículo pode, inclusive diminuir a vida útil do motor. Será? vamos conhecer mais o que é, pra que serve e por que retirá-la pode ou  não ser uma boa ideia.

Como funciona a válvula termostática

A válvula termostática controla a abertura e fechamento do duto d’água, controlando o fluxo do líquido de arrefecimento entre o motor e o radiador. Assim, o controle da temperatura é possível, tudo graças a essa auto peça.

Quando o motor está frio, a válvula termostática impede que o líquido chegue ao radiador, mantendo a temperatura geral e melhorando o rendimento do motor, assim evitando consumo em excesso e emissões elevadas.

A válvula termostática vai abrindo-se gradualmente, quando o líquido aquecido vai sendo resfriado. Isso faz com que a válvula termostática consiga manter o motor funcionando com temperatura adequada, prolongando sua vida, melhorando seu desempenho e economizando combustível (!).

 

Quando a válvula termostática apresenta um defeito

A consequência do mal funcionamento da válvula termostática pode ser o super aquecimento do motor, já que a temperatura pode ficar bem elevada. Com a retirada da válvula termostática, teoricamente o fluxo vai direto do motor para o radiador.
No entanto, o que se esquece é que o aquecimento do motor pode estar ligado a outros fatores tais como vazamentos  bomba d´água com defeito,  falha da ventoinha do radiador, queima da junta de cabeçote, entupimento do radiador, refrigeração com baixa pressão e muito mais.
Além disso, com acesso direto do líquido ao motor, a água mistura-se com mais combustível, o que provoca perda imediata deste, ou seja: a economia vai por água a baixo, com o perdão do trocadilho.

Deve-se retirar a válvula termostática?

Assunto polêmico, a retirada da válvula termostática deve depender de uma perícia anterior. Com muito cuidado e dedicação, o mecânico deve avaliar todos os fatores que podem estar superaquecendo o motor. Ao ser retirada a válvula termostática uma parte do líquido flui no próprio motor – que não recebe refrigeração – e outra parte segue para o radiador para a troca térmica. Faça você mesmo(a) as contas.

Ainda tem mais: alguns sensores de temperatura ficam na própria válvula termostática. Sem o sensor “saber” a temperatura correta, é possível que não seja informado para o

É possível ver se a válvula termostática está com defeito com um teste feito com água aquecida em uma vasilha, observando se a válvula termostática está abrindo corretamente ou não. Carros flex têm um tipo de válvula termostática, já os movidos a gasolina têm outro.

Usar os aditivos corretos e manter a saúde da válvula termostática aumenta seu tempo de vida, assim como  tempo de vida do seu motor. Você já sabe: a escolha de auto peças originais, com as mesmas características das que vieram da fábrica é essencial para a longevidade do seu carro e para a felicidade do seu bolso.

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