JACARÉ AUTO PEÇAS – Peças de qualidade em Belém e Ananindeua

Cuidados para o trânsito em Belém: escolha bem o aditivo pro seu carro

Para dirigir em Belém, além de você precisar tomar cuidados com vários critérios típicos do trânsito da cidade ( e, às vezes, você precisa de uma mãozinha em relação a isso), deve também cuidar muito bem das auto peças do seu automóvel. Enfrentar o trânsito em Belém pode ser desafiante.

Para evitar surpresas, é bom ficar sempre atento. Um super aquecimento do automóvel, por exemplo, pode provocar sérios acidentes, por isso, você deve ficar atento(a) ao sistema de arrefecimento e mantê-lo em bom estado.

Vamos falar sobre o item que é trocado com mais frequência dentro do sistema, o líquido que contém aditivo e como você deve conhecer para fazer a melhor escolha

O sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento do seu carro é responsável por fazer a manutenção da temperatura do veículo. É composto de de mangueiras, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática e um líquido composto por água desmineralizada e um aditivo.

O aditivo e a água limpa formam um composto que ajudam a manter as auto peças funcionando, sem enferrujar. Em climas com inverno mais severo, ele evita o congelamento. Em climas mais quentes, como o clima de Belém, ele ajuda a manter o carro com uma temperatura mais baixa e não super aquecer. O aditivo é colocado, com  a água, no reservatório do líquido de arrefecimento e radiador do carro.

Conheça mais sobre o radiador e a relação com o aditivo

Primeiramente, você deve saber que o radiador – onde vai “funcionar”o aditivo – é a peça em que o ar e o aditivo promovem a troca de calor que estabiliza a temperatura do carro no sistema de arrefecimento.

Ele é formado de vários canais que possibilitam a passagem do ar – quanto maior for a região de contato da auto peça com o ar, mais rápida se dá a troca de calor.

Até aí tudo bem, mas e o aditivo? Bom, o aditivo deve ser trocado de 2 em 2 até 5 em 5 anos, mas quem vai dar essa definição é o fabricante, por isso: leia o manual. Outra coisa muito importante a saber: água da torneira não é água de se colocar no radiador – ela deve ser desmineralizada e proporção entre água e aditivo é descrita onde? Exato! No manual.

Como escolher o aditivo para o meu veículo?

Nos sistemas antigos, o líquido passava pelo motor absorvia o calor e o radiador o resfriava com ventoinhas. Hoje em dia, os veículos com motores muito mais eficientes, chegam a 135 graus celcius. Só que a água evapora a 100 graus. Quem resolve essa equação – aumentando o ponto de ebulição da água – é o aditivo.

Preservar as peças, evitar corrosão, fazer a manutenção correta: esses são critérios principais na hora da escolha do seu aditivo. A melhor forma de determinar outros critérios é sempre lero manual do seu carro. A composição dos líquidos também deve ser levada em consideração.

Ácidos Inorgânicos (IAT):contém silicatos e inibidores de corrosão de fosfato – isso faz com que ele dê uma maior proteção anti-corrosão às auto peças pelas quais ele vai passar. O contra é que tem uma durabilidade menor e deve ser trocado de 2 em 2 anos (ou 48 mil km rodados).

Ácidos orgânicos e orgânicos híbridos (OAT e HOAT): ambos têm tempo de duração superior para a troca – de 5 em 5 anos (ou 240 mil km rodados). Mas, os orgânicos não possuem características anticorrosivas, enquanto os orgânicos híbridos têm.

A grande dica é: leia seu manual e converse com um mecânico de confiança. Assim, fica mais fácil escolher o melhor aditivo para seu veículo.

Auto peças em Belém: cuidar do seu carro é cuidar do trânsito em Belém

Manter seu carro em perfeitas condições é, além de uma economia para seu bolso, um cuidado para o trânsito em Belém. Contar com auto peças originais é muito importante nessa hora.

Aqui na Jacaré Auto Peças, contamos com fornecedores que garantem qualidade e segurança. Faça a manutenção periódica do seu carro e sinta o seu veículo.

Deixe seu comentário

CATEGORIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS