Geralmente quando a bateria do carro dá problema, ou você nota a sinalização que indica que ela pode estar com defeito, vários podem ser os motivos. Um deles é: defeito do alternador. A gente já falou sobre esse defeito na nossa página do Facebook. Ainda não conhece? Segue o Jacaré: lá sempre tem dicas muito bacanas para você curtir.
Um dos componentes essenciais da peça é o regulador de tensão do alternador. Mas como funciona esse item, para que serve e quais os principais defeitos que um mal funcionamento do regulador de tensão pode ocasionar?
O que é o regulador de tensão do alternador?
O regulador de tensão do alternador, também chamado de regulador de voltagem, nada mais é que a peça que vai regular a quantidade de tensão de saída para a bateria do carro.
Sem o regulador de tensão do alternador, a bateria estaria em maus lençóis e o seu bolso também: ao receber a tensão errada, ela poderia ficar sobrecarregada, ou seja: provavelmente iria ser danificada.
Como funciona o regulador de tensão do alternador
O regulador de tensão do alternador não gera energia, mas ele é, sim, responsável por transmitir a energia necessária para a bateria.
Para tanto, ao receber determinada tensão, o regular liga. A partir do momento em que a tensão chega ao seu máximo – aproximadamente 14 volts – o regulador de tensão do alternador desliga. Ele faz isso cerca de 80 vezes por segundo para estabilizar a tensão.
O regulador vai permitir que a tensão fique estabilizada com o funcionamento normal do motor, que gera energia de forma variada – aceleração e redução da velocidade -, mudando entre 800 e 5000 rpm.
Como evitar defeitos no regulador de tensão do alternador
Agora, o mais importante: como evitar defeitos no regulador de tensão do alternador, o que pode gerar problemas no alternador?
Sempre, sempre: manutenção. É a manutenção periódica que vai permitir visualizar qualquer defeito no alternador de forma geral. Além disso é necessária atenção em outros problemas que podem surgir e indicam possíveis problemas futuros (ou já presentes).
Fique de olho na luz da bateria: ela pode estar sempre acesa ou não acender. Qualquer uma das duas alternativas indicam um possível problema no alternador.
Uma outra forma de verificar é fazer um teste com o voltímetro. A bateria pode (ainda) não estar danificada, mas se a tensão estiver acima de 15 volts, você já pode redobrar a atenção.
E aí? Bom saber mais sobre seu carro, né? Fique sempre por perto. Conheça nossos fornecedores e siga sempre o Jacaré!