Grande parte dos carros atuais não usa mais carburador. Mas os mais antigos ainda têm essa peça que é responsável pela mistura do ar com combustível e, consequentemente, por alimentar o motor de combustão. Mas, você que é dono de um carro com essa peça, sabe quais os principais problemas do carburador e como identificá-los?
Problemas no carburador: quais os mais comuns?
O carburador funciona assim: ao acelerar, o pistão aspira o ar que vai ser misturado ao combustível (que estava na cuba). Essa mistura passa em alta velocidade pelo difusor e é dado início à combustão.
Dependendo do tipo de combustível que é usado no carro – alcool ou gasolina – os problemas variam. Mas, quase invariavelmente, eles vêm da falta de manutenção adequada.
O giclê é uma parte que pode ser mais prejudicada e logo apresentar problemas. Isso porque suas vias podem ser obstruídas pelo desgaste do níquel do carburador que, misturado à sujeira da cuba. Principalmente, quando o combustível usado é o alcool. É possível desobstruí-lo.
Outro problema é a falta de regulagem, que pode acarretar em falhas na partida do motor. Como consequência, o carro vai perdendo a potência.
Como identificar problemas no carburador?
Alguns sinais que seu carro pode dar e que indicam que o carburador pode estar com problemas:
- diminuição da potência do motor
- aumento do consumo de combustível
- o carro morre em marcha lenta
- falhas na partida ou em marcha lenta
- escape de fumaça preta
Onde comprar carburador em Belém?
Você detectou esses problemas, levou seu carro ao mecânico e ele verificou a impossibilidade de reestabelecer o bom funcionamento do carburador? Bom, então é hora de você comprar essa auto-peça.
Procure aqui no Jacaré um dos nossos vendedores especializados, para que suas dúvidas sejam todas tiradas e você possa comprar uma auto-peça original, de qualidade e com garantia.