Você sabe a importância do alinhamento e balanceamento no seu carro?
Se você você não sabe, fique tranquilo, porque você não é o único.
O alinhamento é muito importante e deve ser feito quando sempre que você sentir dificuldades em conduzir o carro em linha reta e quando o veículo começa a puxar para um dos lados. Outro indício é o desgaste irregular dos pneus.
A palavra alinhamento significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo. É um procedimento executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro. Com o alinhamento, o carro ganha maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e maior segurança.
Já o balanceamento vem acompanhado do alinhamento. Não se balanceia “pneus”, mas sim o conjunto pneu e roda. Existem duas maneiras de balancear, o estático e o dinâmico. O balanceamento “estático” pode ser feito com o conjunto imóvel. Já o “dinâmico” requer que o mesmo esteja em rotação e ajuda a corrigir problemas que o estático não consegue.
Mas você não precisa sentir nenhum comportamento anormal no automóvel para fazer o alinhamento e o balanceamento. A recomendação é você faça este procedimento a cada dez mil quilômetros, Ou ainda, sempre que houver troca de pneus/rodas, vibração do volante ou veículo, for efetuado o rodízio de pneus, um pneu ou câmara de ar foi consertado devido a furo ou corte.
O pneu é um bem durável e importante item de segurança. Não deixe de realizar as revisões periódicas e cuidar para que os pneus do seu carro tenham todo o cuidado.