Você já sabe como funciona a junta do cabeçote, para que ela serve, como fazer a manutenção correta dessa peça que une o cabeçote à junta do motor, prevenindo desgastes e empenamento das peças.
Mas e quando ela queima? O que você deve fazer? Comprar uma nova, fazer sua manutenção? Descubra com a gente.
Por que a junta do cabeçote queima?
Os motivos para a queima da junta do cabeçote podem ser vários mas, basicamente, acontece por causa da alta temperatura ou até superaquecimento do motor. O material da junta do cabeçote não suporta.
Por isso, sempre dizemos da importância de auto peças originais de fornecedores que ofereçam garantia de qualidade. Quanto melhor a qualidade, mais dificilmente você terá dor de cabeça.
O que fazer se a junta do cabeçote queimar?
Muitas pessoas não conseguem identificar quando a junta do cabeçote queima, mas existem alguns sintomas que podem deixar você alerta. Você vai notar:
- uma diminuição da água do radiador
- algumas falhas no motor
- as velas de ignição mais úmidas
- excesso de fumaça no escape
Quando a junta do cabeçote queima, ela perde a capacidade de vedar a tubulação de líquido de arrefecimento, fazendo com que entre água em locais como o cilindro, onde o combustível é queimado.
E aí se tem a certeza de que tem algum problema nela, você tem que averiguar o tamanho do dano. Só a troca da peça pode ser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazer a retífica do cabeçote.
Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote. Mas é preciso ficar atento para alinhar novamente a junta ao cabeçote, por meio de uma fresadora. Essa troca pode ter um custo em torno de R$100 a R$400, que pode varia, obviamente de acordo com quem vai fazer e do modelo do carro.
Com retífica: aí o problema é maior – vai acontecer quando o motorista não percebe de imediato o superaquecimento. Quando se passa muito tempo do aquecimento, tanto a junta quanto o cabeçote sofrem danos.O cabeçote pode ter empenado e o motor pode travar. Nesses casos, o cabeçote é retirado e deve ser feita a plaina dele. Caso o dano seja mais interno, o dano pode ser irrecuperável. É necessário fazer um teste para verificar a profundidade do problema. O teste mostra onde está o vazamento e até ali deve-se encher de solda.
Onde comprar junta do cabeçote em Belém?
Então a junta queimou e você percebeu logo, correu para o mecânico e está tudo certo: comprar o material para sanar o dano. Conte com o Jacaré para ter peças originais, sejam elas a junta do cabeçote, o cabeçote, o que precisar. Entre em contato, vai ser muito bom poder te ajudar.