Nós já falamos aqui sobre as principais diferenças entre o motor turbo e o motor tradicional, aspirado. A principal, que caracteriza todo o funcionamento é o fato de o ar ficar pressionado nos pistões, dando ao motor maior entrada de combustível, o que não aumenta o consumo. Agora, o motor turbo precisa de mais óleo que o aspirado?
Por que o motor turbo precisa de mais óleo que o aspirado?
Já que o circuito de lubrificação do motor turbo é maior, nada mais justo do que ele demandar mais lubrificante. Em alguns modelos, como o EA211 1.0 da Volkwagen, a diferença pode ser de até 700 ml.
Para sustentar, lubrificar e resfriar a árvore que une a turbina e o compressor, o óleo também é utilizado. Além disso, o radiador específico usado nos turbos, para suportar a maior potência exige mais óleo.
O óleo usado nos motores turbo são diferentes?
Sim! Eles não têm a mesma densidade que os dos motores tradicionais. Isso acontece por que o fluido precisa ter menos resistência na árvore do turbor compressos, o que diminui as perdas mecânicas.
Óleos lubrificantes de motores turbo têm mais resistência a altas temperaturas, ara evitar que o óleo “cozinhe”e perca suas propriedades.
Quer saber mais sobre motores turbos, produtos e auto peças para o seu carro turbo? Solicite um orçamento e converse com nossos consultores.