Quando a época de chuva chega, ou melhor, quando não é verão em Belém (e o clima fica ainda mais quente), a quantidade de carros que acaba alagada e presa nas ruas da cidade aumenta – e muito.
Existem algumas formas de prevenção, mas, às vezes é quase inevitável que isso aconteça. E se o meu carro alagar? O que eu faço?
Cuidados para evitar o alagamento do carro
A primeira dica seria: evite sair com o carro em dia de chuva. No entanto, isso seria uma missão quase impossível para quem tem um automóvel. Sendo assim, evite outras coisas como:
- Poças (você nunca sabe a profundidade);
- Água acima da metade da roda;
- Ser o primeiro na travessia (aguarde outros carros abrirem caminho para você);
- Ficar nos cantos e atrás de ônibus ou caminhões – prefira a parte central da pista.
Outra dica muito importante ao passar por locais alagados ou cheios de água é: vá de marcha reduzida sempre mantendo a aceleração – isso evita que a água obstrua o escapamento. Nunca troque de marcha num local alagado.
Caso o carro pare, não tente dar partida de novo – pode ser que a água tenha entrado na câmara de combustão, travando o motor, que pode ser quebrado caso você insista demais em ligar o automóvel.
E se meu carro alagar?
Caso você tenha todo esse cuidado e, mesmo assim, seu carro sofrer com a entrada de água, aí precisamos conversar.
Primeiramente, verifique minuciosamente o dano. E isso significa (caso seu carro não tenha que ir direto pra oficina rebocado) estacioná-lo, analisar a parte interna (estofados, ambiente de dentro da carroceria) como a parte externa, contando com a área interna dessa parte.
Verifique:
- Filtro de ar;
- O óleo (cuja vareta ficará com uma cor acinzentada, caso a água tenha atingido o cárter);
- Motor: caso tenha entrado água no motor, será necessário secar as velas, trabalho que pode ser feito pelo próprio dono;
- Arranque e alternador: se não funcionarem, melhor chamar um eletricista;
- Estofamento: caso tenha sido atingido pode ficar com um odor bem desagradável – contate um capoteiro.
Recomendamos que, após a verificação – de acordo com seu grau de instrução sobre seu carro – um mecânico de confiança seja consultado para averiguar profissionalmente os danos nas peças.
Quem me ajuda se meu carro alagar?
A reparação dos danos provocados pelo alagamento em do carro pode sair muito cara. No entanto, dependendo da necessidade, vale a pena pagar. Caso você esteja pensando em revender, por exemplo, nada melhor do que contar com uma ajuda profissional que vai dar um suporte técnico.
Tenha sempre um mecânico de confiança e sempre, sempre utilize peças originais. Pra isso, pode contar com o Jacaré.