Dentre as várias peças que ajudam seu motor a funcionar bem, existe uma que “segura” alguns itens e permitem a “engrenagem rodar”. A correia dentada sincroniza o motor e garante que ele tenha o ponto de ignição certo.
Há um tempo alguns fabricantes de automóvel têm optado por usar a correia dentada no lugar da corrente metálica. Você sabe por que? Primeiramente, você sabe como funciona direitinho essa peça tão importante? Vem descobrir.
O que é a correia dentada e para que serve?
A correia dentada é essa cinta que você pode ver no seu motor, que sincroniza o pistão e as válvulas para que a explosão e exaustão ocorram no tempo certo. Ela tem pequenos dentes que ajudam a coordenar a abertura das válvulas de acordo com a posição do virabrequim.
E pra quê isso? Para que o movimento coordenado complete a entrega do motor sem que os pistões batam nas válvulas, o que causaria danos ao sistema. Caso isso aconteça, é necessária a retífica do cabeçote. Mas, como evitar que aconteça?
O que acontece se a correia dentada estragar?
Primeiramente evite situações arriscadas como “cantar o pneu”do carro e reduzir a marcha de forma muito brusca. Esses movimentos descuidados têm efeito direto sobre a peça. Mesmo se você dirige com toda a segurança, ainda há outra possibilidade de que você esteja fazendo mal para a correia dentada do seu motor.
Manutenção. Ou melhor: a falta dela. Se você esquece da manutenção, pode ter certeza que está fazendo um mal danado para o motor do carro e para o seu próprio bolso. É preciso que você tenha 100% de alinhamento com o seu carro e com quem cuida dele, caso você tenha um mecânico de confiança.
Caso a correia perca alguns dentes, já será possível notar o defeito. Muitas vezes a dor de cabeça é cara já que a retífica de um motor pode girar em torno dos R$1000 ou mais, dependendo do seu carro. Pior ainda se a correia se romper com o carro em movimento e estiver em alta rotação: o conserto pode sair ainda mais caro.
E aí entramos no assunto: a correia dentada é um item de borracha que pode ter uma vida útil não tão longa. Muitas fábricas começaram a usar a correia dentada em substituição à corrente metálica. Mas vale a pena?
E então: correia dentada ou corrente metálica?
A corrente metálica é um item que foi utilizado por dezenas de anos e as fábricas substituíram alegando que a correia dentada é menos ruidosa e mais leve.
No entanto, a corrente metálica tem uma durabilidade maior, segundo especialistas. A corrente metálica parece-se com aquela corrente da bicicleta, é de aço e tem a probabilidade, pelo material, de durar mais, realmente.
De todas as formas, é primordial que você, sabendo que tipo de material seu carro tem, cuide de qualquer uma das duas muito bem.
No caso da correia dentada, fique de olho na substituição, a correia é guiada por rolamentos (que nem sempre precisam ser trocados em caso de substituição) que podem começar a produzir ruídos. Os fabricantes dão um prazo de vida útil de 60 mil quilômetros, dependendo do seu carro.
No caso da corrente metálica, que fica interna ao motor é mais difícil ver o mau funcionamento, mas a audição é sempre sua melhor amiga. Faça sempre a troca de óleo no tempo certo, pois ela tende a durar o mesmo tempo que dura o motor.
Para escolher o modelo certo de sincronia avalie preço, facilidade de manutenção, durabilidade. E tenha sempre atenção na quilometragem e revisão para quem tem correia dentada no motor. Caso você vá comprar um semi-novo, já fica a dica: está chegando perto dos 60 mil quilômetros? Veja como está a correia dentada.
Correia dentada em Belém
Em caso de troca, já sabe: sempre, sempre auto peças originais. Em Belém, pode contar com o Jacaré como o lugar ideal para você encontrá-las. Conte com a gente!