Uma das formas de etiquetar automóveis no Brasil é a partir de uma medição do Inmetro. Por meio da instituição, os veículos entram no parâmetro: têm maior ou menor eficiência energética. Mas, o que significa isso e qual a relação entre essa medida e o consumo real do carro?
O que é a eficiência energética de um carro?
A eficiência de um carro está ligada à competência não só do motor, mas também de outras áreas do automóvel. Um carro com boa eficiência energética gera também um bom custo-benefício ao usuário, otimiza na economia quando o assunto é compra de novas peças.
A eficiência de um carro deve atender a critérios pessoa que compra o automóvel e também a critérios técnicos com os do Inmetro.
Como o Inmetro mede a eficiência energética do carro?
O Inmetro usa com critérios para medir a eficiência de um carro dados obtidos em laboratório. Os dados são coletados por profissionais e robôs em laboratórios específicos, antes mesmo de o automóvel sair da fábrica.
Ali, são simuladas condições de pista, temperatura, estilo de condução do motorista, carga entre outros termos. Tudo monitorado por engenheiros.
Como saber quanto meu carro está consumindo realmente?
A eficiência real de um automóvel é medido tanto em laboratório quanto na “vida real” por aspectos como:
- aerodinâmica: quanto maior o arrasto, mais força o motor precisa fazer
- resistência do rolamento
- gerenciamento de energia
- escalonamento de marchas e trocas
Agora no dia a dia mesmo, critérios como formas de conduzir, frenagens (qualidade e quantidade), calibragem, alinhamento e – não esquecendo – manutenção.
Para fazer a manutenção e correção do seu carro, conte sempre com peças originais que manterão sua eficiência. Solicite seu orçamento aqui com a gente!