Uma coisa simples e importante em todos os carros é o óleo.
Hoje você vai conhecer um pouco sobre os tipos de óleo de motor, sua utilidade e as diferenças entre o sintético, o semissintético ou o mineral.
Segue no texto!
Existem vários tipos de óleo de motor e cada veículo tem uma determinada necessidade, dependendo do uso do carro, a idade do veículo e as necessidades de troca.
Existem duas classificações para cada tipo de óleo: uma tem a ver com a origem do produto e a outra está relacionada às suas características, como viscosidade e temperatura.
Veja os tipos de óleo:
- Óleo sintético
É o óleo fabricado em laboratório. Ele é fabricado para resistir a uma quilometragem maior quando comparado a outros tipos de óleo existentes no mercado (entre 15 mil e 20 mil quilômetros). É o mais apropriado para automóveis que ficam muito tempo na estrada, assim como para carros mais novos. Entretanto, não é recomendado para todos os veículos.
- Óleo Mineral
Este já é derivado do petróleo e requer um tratamento após ser extraído. Trata-se de um óleo mais barato que os demais. No entanto, tem uma durabilidade menor, de apenas 5 mil quilômetros rodados.
Devido ao seu preço mais em conta, é indicado para veículos mais antigos, que devem trocar o óleo com mais frequência.
- Óleo semissintético
Como o próprio nome diz, é uma mistura do óleo sintético com o mineral. É ideal para motores que lubrificam melhor com o óleo sintético. E é bastante utilizado em caminhonetes que possuem motores mais potentes.
Por fim, o correto você sempre escolher o óleo do seu carro que vem indicado no manual. E fique sempre atento ao período correto de manutenção e troca de óleo.