O câmbio automático está, praticamente, substituindo o uso do câmbio manual no Brasil. Apesar de ainda deixar o veículo mais caro, o câmbio automático traz um custo-benefício que, para muitas pessoas ainda vale a pena. Cerda e 50% dos carros médios e de luxo que saem das fábricas são de câmbio automático.
Caso seu carro seja automático, ou caso você esteja pensando em comprar um, você já sabe como fazer melhor uso, ou seja, sabe como diminuir os danos que podem ser causados por mau uso?
Pra não ficar dúvida: o significado das letras
Muita gente ainda não tem familiaridade com o câmbio automático e as letras podem ser um dificultador na transição do câmbio manual para automático, já que aquele tem números para designar as marchas. Pra não esquecer, vamos lá:
D – drive – aciona o carro, pode acelerar. As engrenagens planetárias são acionadas.
P – parking – serve para estacionar o carro.
N – neutro – serve para deixa o carro em ponto neutro, ou seja, parado mas não estacionado, aqui não há marcha engatada.
R – reversing – é a marcha a ré do carro.
L – low – é usada quando o carro precisa sair de uma situação em que precisa de muita força.
Como usar o câmbio automático
#Dica 1: Use o freio motor
Nada de ficar colocando em ponto neutro toda hora, nem apertar o freio como se não houvesse amanhã. Isso pode danificar o sistema. Aprenda a usar o freio motor do veículo, ou seja, desacelere e vá aguardando a frenagem natural, em que o carro vai perdendo a força.
#Dica 2: Cuidado com o movimento
Jamais engate a ré diretamente a partir do drive. Aquela travada que acontece quando você faz isso é extremamente prejudicial ao sistema. Aguarde a frenagem do veículo e, só então, engate o R.
#Dica 3: Nada de banguela
Diferente de carros de câmbio manual, ao tentar tirar proveito de ladeiras com o carro de câmbio automático, o motorista pode se dar mal. Ao colocar esse tipo de carro na “banguela” o que você está promovendo é a queima de óleo e consequentes prejuízos ao sistema.
Manutenção do câmbio automático
A transmissão automática é feita a óleo. Por isso, ele deve estar puro, sem detritos quaisquer. E é a falta de manutenção preventiva que acaba afetando o fluido e danificando os discos, partes essenciais da composição do câmbio.
O tranco e demora na mudança de marcha são as características mais comuns em um automóvel que está com problemas no cˆmbio automático. Para evitar problemas, observe o filtro de óleo – que retém as impurezas do sistema: falta da troca do filtro, contamina o óleo.
O lubrificante é um componente essencial no sistema. Saiba que está comprando um lubrificante de qualidade e nunca o misture..
Auto-peças originais em Belém
Não cuidou muito bem do seu câmbio automático e a indicação é de comprar auto-peças novas. Saiba que elas devem ser originais. Consulte sempre seu manual e mecânico de confiança. E, já sabe: precisou de ajuda, pode contar com o Jacaré.