Há algum tempo foi anunciado que o Brasil terá a primeira fábrica de baterias de lítio-enxofre do mundo. Mas, para que elas servem? Qual sua relação com carros? Qual a diferença entre elas e as baterias usadas em carros hoje em dia?
O que são baterias de lítio-enxofre?
Baterias de lítio-enxofre são baterias que usam esses dois elementos (lítio e enxofre) para produzir energia. Como são utilizados elementos mais leves, essas baterias são mais ecologicamente responsáveis, além de ter outras vantagens.
Para quem está pensando em comprar carros elétricos ou tem curiosidade sobre o assunto, é bom saber que elas substituem as baterias de íon de lítio com muitas vantagens.
São tantas as vantagens que o Governo Brasileiro está investindo em uma fábrica em Minas Gerais.
De que são feitas baterias de carros comuns?
As baterias de carro – sem ser elétricos – como as conhecemos são feitas de chumbo e são assim chamadas. Também chamadas de baterias de chumbo-ácido, elas são compostas de seis pilhas ou células eletroquímicas. Essas pilhas são ligadas em série de 2 volts cada, proporcionando uma força de 12v.
Nos carros elétricos, no entanto, não são usadas essas baterias, mas sim as de íon de lítio.
Qual é mais vantajoso: bateria de lítio-enxofre ou outro tipo?
Uma das grandes vantagens da bateria de lítio-enxofre sobre as demais é o custo: o enxofre é um material relativamente mais barato, o que diminui o custo da produção para indústrias, o que as torna mais populares.
Outro grande ganho da bateria de lítio-enxofre é a durabilidade: essas baterias tendem a durar mais que baterias de íon de lítio usadas hoje em dia.
Será que elas vêm pra ficar?