Carros elétricos ainda estão no campo da imaginação para quem gosta de carros e quer checar os avanços do mercado. Será mesmo? Cada vez mais próximos da nossa realidade, eles começam a chegar de forma híbrida no mercado brasileiro (vide o Toyota RAV4, que chegou ao Brasil este ano) e trazem consigo uma nova forma de pensar em energia: no lugar da gasolina, etanol, diesel, começamos a falar de bateria de lítio, cobalto, grafeno…
Parece tudo muito novo? E é. Você sabe as principais diferenças entre os tipos de baterias desses carros para carros a combustão?
Como funciona a bateria de lítio em carros elétricos?
Um tipo de bateria recarregável, a bateria de lítio é um tipo mais em conta e que rende muito. Ela funciona com 1uatro componentes: anodo, catodo, separador e camadas de íons. Todos esses componentes, de forma simplificada, funcionam assim: os íons de lítio vão do anodo para o anodo (por meio do separador), ligando-se ao óxido de cobalto. O que fornece a carga é o elétron por íon de lítio que é capturado pelo anodo (de grafite).
Parece complicado, mas todo esse processo é feito por um circuito inteligente que não permite que a bateria seja totalmente consumida (o consumo da energia total não deve ser feito na bateria de lítio).
O que é mais interessante saber é que por enquanto que contamos com carros híbridos, não totalmente elétricos, a bateria desses automóveis ainda é auxiliada pela energia proveniente da combustão, que auxilia a recarga.
A bateria de lítio é a mais indicada?
A bateria de lítio são mais modernas – carros como Jaguar I-Pace, BMWi (i3 e i8) são equipadas com baterias de lítio. No entanto, pesquisadores afirmam que as baterias de níquel-hidreto são mais estáveis.
Hoje em dia, o esforço das pesquisas e da indústria é para o desenvolvimento de um modelo de bateria que dure mais e seja mais barato, o que tornará os carros elétricos mais acessíveis também. Uma bateria de lítio possibilita que um carro percorra 250 km sem necessidade de recarga e busca-se dobrar isso.
Existem investidas, também, na conversão de formas de gerar energia. A fabricante de motores WEG, por exemplo, em parceria com a gaúcha FuelTech quer converter carros brasileiros a combustão em elétricos. Será que vai acontecer?
Bateria para meu carro em Belém
Bom, enquanto os elétricos não povoam o mundo automobilístico tupiniquim, vamos vendo as novidades e, claro, cuidando dos nossos carros com toda a paixão, não é verdade? Já que o assunto é bateria, pode contar com o Jacaré pra dar uma força na hora de comprar a sua. Precisa de um orçamento? Só pedir aqui: