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Aditivo para radiador: você sabe para que serve e como usá-lo?

Talvez você não saiba, mas os aditivos para radiador interferem no bom funcionamento do seu carro. Para ajudar a tirar suas dúvidas, veja alguns esclarecimentos.

A principal função do aditivo é elevar o ponto de ebulição da água do radiador e diminuir sua temperatura de congelamento. Ou seja, com o uso do aditivo para radiador, a água começa a ferver a partir de uma temperatura maior que 100º C e, ao mesmo tempo, ele evita o congelamento quando a temperatura é muito baixa.

Outra finalidade do aditivo para radiador é servir como um lubrificante da bomba d’água do automóvel, sendo uma alternativa melhor que a água por ajudar a prevenir a ferrugem e melhorar a lubrificação.

Mas é bom saber que o aditivo para radiador não deve ser considerado um produto de limpeza, mesmo ajudando a evitar o acúmulo de impurezas e ampliar a vida útil das peças do carro.

Os tipos de aditivo:

Existem vários tipos de aditivos para radiador.
Por isso, antes de comprar um aditivo para o seu carro, consulte a especificação recomendada pelo fabricante.
O aditivo para radiador é um composto químico à base de etileno, mas há fórmulas e propriedades diferentes, o que torna a tarefa de escolher o produto mais adequado para o automóvel não muito intuitiva.
Ficou na dúvida sobre qual comprar? Consulte o manual do veículo, no qual as montadoras sempre incluem a informação.
Siga sempre a recomendação do fabricante, porque o motor foi projetado para funcionar com um aditivo para radiador que tem características específicas.
Você pode adquirir o produto em uma de nossas lojas.

A mistura do aditivo com a água:

No manual do carro, a montadora especifica qual é a proporção correta para a mistura com água – que é obrigatória –, bem como o prazo de troca desse fluido. Na maioria dos casos, a relação é de 40% de aditivo para 60% de água.
Lembrando que o uso de água de torneira não é recomendado. O ideal é que seja utilizada a água desmineralizada ou, no mínimo, tratada. A água de torneira contém minerais que podem gerar algumas reações químicas que comprometem as partes internas do motor.

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