Gasolina ou etanol? Qual você usa no seu carro flex? Caso esteja pensando em ter um carro flex – que já alcançaram altos índices de popularidade no Brasil – sabe como escolher e em que momento escolher? Afinal, qual é o melhor combustível para o meu carro? O Jacaré te ajuda a descobrir.
As vantagens da gasolina
Quem tem carro flex e prefere abastecer com gasolina, está levando como vantagem:
- a queima “menos rápida”: o que acontece é que a octanagem da gasolina (propriedade que esse combustível tem de resistir ao ser comprimido, sem que haja a detonação) é diferente: ela é constituída de diversos hidrocarbonetos, que evaporam em temperaturas diferentes.
- maior lubrificação: o etanol tende a exigir mais óleo lubrificante
- bomba de combustível menos carregada: como a gasolina não demanda tanta lubricidade, a tendência é que a bomba de combustível não seja tão demandada.
As vantagens do etanol
Agora faça a comparação com o álcool:
- potência: quando se fala de durabilidade a gasolina pode sair na frente, mas é o álcool que oferece mais potência.
- meio-ambiente: apesar de poluir no motor, como a gasolina, o álcool demanda menos CO2 na sua plantação, protegendo o ambiente. Ele também tem uma queima mais limpa
- investimento: de forma geral o álcool é mais barato que a gasolina e, dependendo do seu tipo de uso, o custo-benefício pode ser interessante.
E então, qual o melhor combustível para o meu carro: álcool ou gasolina?
Fazendo a comparação, é importante levar em conta:
- se o uso vai ser para pequenos percursos na cidade: nesse caso o motor pode nem ter tempo a chegar à temperatura ideal e se diluir no óleo. Se vai rodar percursos pequenos com etanol, faça troca mais constante de lubrificante
- usar o manual: como sempre falamos, ele é o seu melhor amigo na hora de você entender os detalhes do seu carro. Lá você também vai encontrar quando deve dar preferência a cada tio de combustível
Qual o melhor combustível para o meu carro: comum, aditivada ou premium?
Depende do seu tipo de carro. A gasolina premium é um combustível que promete o aumento da potência do carro. Já a comum e a aditivada não cumprem esse papel.
A principal diferença entre a gasolina aditivada e a gasolina comum é o aditivo que a primeira tem. Aditivos são detergentes e dispersantes que ajudam na limpeza. Assim, a gasolina aditivada, se usada de forma prolongada, ajuda na limpeza do motor.
Lembre-se que carros flex podem rodar com qualquer um dos dois combustíveis já que foram projetados para tal. você não estará danificando seu veículo escolhendo o uso de apenas um, nem alternando.
Ah, e se quiser mais dicas, é só seguir o Jacaré.
Leia também: