Quem conseguiu se manter ativo durante a pandemia percebeu as grandes mudanças que ocorreram no trânsito. Tanto nos cuidados com o carro quanto nas regras para a circulação, quem dirige o carro por lazer ou motoristas de aplicativo que fazem dinheiro com o seu veículo, todos tiveram que mudar de hábitos para dirigir na pandemia. Mas, o que realmente mudou?
Higienização do carro
Tanto quem ficou em casa quanto quem teve que circular começou a adotar novos hábitos que devem ficar. Um deles é a higienização do carro. Usar álcool 70 e manter estofados limpos passou a ser obrigatório.
O ar-condicionado foi outro fator em pauta: usar ou não usar? Como os ambientes devem ter circulação livre de ar, a orientação é deixar as janelas abertas, mas se ligar o ar, que esteja muito bem higienizado.
Circulação de carros em viagens durante a pandemia
Viajar durante a quarentena era improvável, mas com o afrouxamento das regras e a vida começando a voltar ao normal, as viagens de carro tendem a aumentar. E muito. Segundo pesquisa do Google, as pesquisas das pessoas na plataforma de busca estão inclinadas para viagens a localidades próximas.
Parece que a aviação pode estar sofrendo, mas as rodovias não deixarão de ficar cheias. Se você faz parte dessa turma, tenha cuidado não só com a higienização que falamos acima, mas também com os cuidados de manutenção do carro antes de cair na estrada.
Dirigir na pandemia diminuiu o número de multas?
Com uma menor circulação de veículos, sim. O número de multas segundo o Detran ficou menor. Se em 2019 a quantidade de multas chegava aos milhões Brasil afora, durante a pandemia, isso despencou para a casa dos milhares.
A multa mais cometida não surpreende: excesso de velocidade.
E você? Como tem encarado a volta de circulação? Quais cuidados tem adotado?