Deixar o carro no neutro e usando a força da gravidade para economizar combustível é uma boa ideia. Isso pode acontecer quando deixamos o carro “na banguela”. Mas, existe uma tecnologia em alguns carros que permite com que essa possibilidade seja ativada sem a necessidade de estar em uma rampa, a banguela eletrônica.
Como funciona a banguela eletrônica?
Os carros com banguela eletrônica têm essa função ativada em momentos específicos. Nesse caso, o câmbio vai pro neutro aproveitando a inércia do carro, estando ele no plano ou em rampas de angulação pequena. A intenção é reduzir o consumo de combustível.
O que acontece? A velocidade é menos reduzida e não se gasta tanta energia para que ela volte. E se o motorista freiar ou o carro chegar a uma “banguela real”.
Um carro comum não pode fazer isso sozinho, quer dizer, com o motorista acionando. Isso porque o reflexo teria quer ser muito rápido. Além disso, se você coloca o carro no neutro com o veículo rodando, as chances que você tem de danificar o câmbio do automóvel são bem grandes.
Banguela eletrônica em carros híbridos
Além de desengatar o câmbio em terrenos planos, a banguela eletrônica de carros híbridos podem, também, desligar o motor! Sim, e sem comprometer outros sistemas. Legal, né? Nesse caso, quem passa a alimentar a direção elétrica, o ar-condicionado e bombas responsáveis por lubrificar os componentes é uma bateria de alta tensão. Nesse caso, o motor é religado automaticamente.
Curtiu a explicação? Fica por perto que o Jacaré tem muito mais pra trazer para você. Ah, e se estiver precisando de qualquer peça automotiva, já sabe: visite a nossa página e peça seu orçamento completo. Acompanhe-nos no Facebook e no Instagram. Não perca nenhuma novidade.
Gostou desse artigo? Você vai gostar também de:
Quando trocar a bateria do meu carro