Tente deixar seu carro sem água suficiente no radiador ou o aditivo errado. A dor de cabeça – e no bolso – é certeira. Saber escolher o aditivo e sempre usar a água correta é a condição para que você tenha um sistema de arrefecimento funcionando bem e um motor saudável. E se o bolso está apertando e/ou o carro está parado na garagem, saber fazer isso sozinho(a) é a grande sacada! vem que o Jacaré te explica como.
A escolha do aditivo
Um aditivo inorgânico pode causar grandes danos ao motor caso ele seja próprio para receber um aditivo orgânico. Pode ocasionar um ressecamento de mangueira e consequentes vazamentos. Para isso, cheque o código de especificação do fluído de arrefecimento no manual do seu carro.
A substituição o fluido deve ser feita de 2 em 2 anos aproximadamente.
Feito isso, vamos para o próximo passo: a troca da água ou como completar a água no radiador.
A troca da água do radiador
Antes de tudo verifique se há vazamentos nas mangueiras para que o líquido esteja baixando, ou se ele foi só usado mesmo. Agora, vamos ao passo a passo para trocar a água do radiador em casa:
- Verifique o nível: ele deve estar próximo do mínimo para que ocorra a troca. Você consegue verificar esse nível no reservatório acoplado do radiador. Ele tem marcações com a indicação do máximo e mínimo.
- Faça a diluição do produto: Pegue o aditivo concentrado na proporção de 2 litros de água desmineralizada para 1 litro do aditivo. Não use a água diretamente da torneira! Ela vai enferrujar seu sistema.
- Drenagem: faça a drenagem da água com o carro frio. Dê a partida no carro e libere a válvula do radiador (ela fica na parte bem frontal do carro ou atrás da borda inferior do painel – visite seu manual). A água “antiga”vai começar a escorrer. Não deixe cair em qualquer terreno, essa água é tóxica para animais.
- Preencha: pronto, agora é só ir preenchendo com o líquido diluído.
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