Para quem tem mecänico de confiança ou para quem é um mecänico experiente, a tarefa de trocar o amortecedor dianteiro do carro pode ser, no mínimo, uma tarefa não tão complicada.
Mas, como saber, ao contratar uma oficina mecânica, quais critérios utilizar para saber se o serviço está bem feito? E, sendo mecânico, como entregar da melhor forma a troca dessa peça?
Para trocar o amortecedor dianteiro, deve-se conhecê-lo
O amortecedor é parte do sistema de suspensão – composto por molas, braços e amortecedores que ligam o chassi às rodas do carro. Existem dois tipos: os convencionais e os pressurizados.
O primeiro compõe-se de pistão e válvulas fixados à haste, esta move-se por dentro de um tubo com óleo especial.
O segundo é uma evolução do primeiro. Seu sistema tem a pressurização com nitrogênio à baixa pressão, o que aumenta a vida útil dos modelos já que evita a falta de óleo no ciclo de abertura da haste.
As funções principais do amortecedor são manter a estabilidade do carro, funcionando com um isolante de movimento, e as rodas estáveis ao chão.
Como saber se preciso trocar o amortecedor?
Seu carro vai dar sinais, como:
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oscilações muito aparentes
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vazamento de óleo – encontrando-se no próprio amortecedor
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deslocamento do centro do carro em curvas
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demora na frenagem
Preste atenção, pois o desgaste também pode ser nas molas – que são as peças menos trocadas do conjunto, podendo durar até 150.000 km. Você pode observar se a mola está danificada pelas condições (tem fissura? está enferrujada?) e também pela perda de altura do carro.
Quem tem carro que roda muito em terrenos desregulados – como no interior, por exemplo, em estradas de terra – deve dobrar o cuidado com essas peças.
Saiba que o tempo médio de revisão dessa peça é de 40.000 km, podendo variar dependendo do uso.
O que trocar?
Bom, existe um kit de amortecedor que especialistas recomendam que seja trocado todo de uma vez, não peça por peça. Ele é composto, além do amortecedor, de parafusos, buxas, do coxim que recebe o impacto da suspensão do carro, sustentando o amortecedor na carroceria), coifa (protege a suspensão contra a poeira, penetração de detritos e vazamentos no amortecedor) e batente (que reduz a batida da mola e aumenta sua vida útil).
Como trocar o amortecedor dianteiro?
Recomendamos sempre que você, motorista, vá a um mecânico de confiança que vai saber exatamente em que peças mexer. Será que é o amortecedor mesmo que está precisando ser trocado? Se sim, vale à pena comprar o kit? O valor da troca dessa peça varia.
Saber algumas dessas dicas que demos vai ajudar você a avaliar o serviço desse profissional.
Quem é mecânico, saiba que peças originais sempre são melhores opções. Isso por que o tempo de vida é mais longo e a garantia está ativa.
Amortecedor em Belém
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