JACARÉ AUTO PEÇAS – Peças de qualidade em Belém e Ananindeua

Pastilhas de freio: o melhor uso traz maior durabilidade

Nós sempre falamos que um dos principais fatores de ser apaixonados por carros é o aumento da garantia da segurança, tanto de quem dirige quanto de quem é passageiro. Isso por que quem é apaixonado redobra os cuidados com as auto peças. As pastilhas de freio são um exemplo dessas auto peças que demandam observação recorrente, principalmente por quem é usa muito seu carro. Vamos conhecer mais sobre ela?

O que são pastilhas de freio

Parte do sistema de frenagem do veículo, as pastilhas de freio são peças abrasivas, ou seja, que mecanicamente fazem fricção nos discos de freio fazendo com que parem o carro, quando o motorista aciona o sistema de freio.

Elas são pequenas auto peças do tamanho de uma mão e ficam presas nos “burrinhos. dentro de pinças de acionamento hidráulico. Na hora da frenagem são os “burrinhos” que ajudam transformar a energia cinética em térmica (em carros mais novos, vira energia elétrica).

Em alguns veículos elas estão somente nas rodas dianteiras (as rodas traseiras têm freio a tambor) e em outros, as pastilhas estão nas quatro rodas.

 

Tipos de pastilhas de freio e como cuidar

A falha no contato entre as pastilhas de freio e os discos de freio gera perda de frenagem e, mais,  vibrações. Resultado: o tempo de parada total do veículo fica aumentado e a segurança prejudicada.

Para garantir que isso não ocorra, é preciso cuidar das pastilhas de freio, que podem ser metálicas, orgânicas ou de cerâmica. 

As pastilhas de freio metálicas são as mais comuns e feitas geralmente de latão, ferro e alumínio. são resistentes a altas temperaturas, mas um pouco desconfortáveis por sua “dureza” no momento da frenagem.

As pastilhas de freio orgânicas pararam de ser usadas e eram feitas de celulose e resina fenólica. Sua descontinuação se deu devido à toxicidade de sua composição.

As pastilhas de freio de cerâmica são compostas de óxido de alumínio, boro e carboneto de silício. Garantem mais conforto que as metálicas e são bem resistentes ao calor, durando mais.

Por falar em durabilidade, esse é um dos fatores de atenção na hora do cuidado com pastilhas de freio. Além de ter atenção ao tempo de troca, deve-se atentar à manutenção recorrente e aos sinais de que elas podem estar com problemas, como a verificação dos sulcos no material de atrito, por exemplo. 

 

De quanto em quanto tempo devo trocar as pastilhas de freio?

 É sempre importante ter o manual do veículo em mãos, pois ele indica o padrão de tempo e troca das pastilhas de freio, tudo depende do tempo de de uso, da forma de uso do sistema de frenagem e mais. Mas, seus ouvidos e tato em relação ao carro também ajudam muito. Atenção a:

  • barulhos na hora frear (como um ferro arrastando no outro)
  • atrito diminuído 
  • menor tempo de resposta ao seu comando de freio

Faz-se uma manutenção preventiva a cada 10 mil km, podendo durar mais ou menos, dependendo do uso. Ao chegar aos 30 mil km a troca é quase inevitável. E, depois que você trocar, seu carro deve rodar alguns quilômetros para se adaptar à nova auto peça.

 

Auto peças em Belém

 

Você já sabe como a segurança de quem está no veículo está intimamente ligada a auto peças de qualidade no seu carro. As pastilhas de freio são um exemplo ótimo desse cenário: na hora de trocar dê preferência a auto peças originais. E auto peças originais estão no Jacaré. Conta com a gente.

 

Deixe seu comentário

CATEGORIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS