O motor turbo tomou o mercado de assalto nas últimas décadas. Se logo que chegaram, prometiam a entrega de potência muito maior que dos carros aspirados, agora eles prometem essa potência toda aliada a um baixo consumo de combustível. Além disso, o avanço da eletrônica e dos sistemas de injeção aumenta o tempo de vida útil.
Mas, quem tem carro equipado com motor turbo deve ter com ele cuidados diferentes daqueles com motor tradicional. Conheça as principais diferenças entre os dois, a forma de cuidados específicos para o motor turbo e decida qual vale mais a pena dentro da sua realidade e expectativa.
Como funciona o motor turbo
O que alimenta o turbo é a passagem dos gases resultantes da queima da mistura ar/combustível. No caso de motores aspirados, esse “combustível” é totalmente desperdiçado. De uma forma simples, o turbocompressor utiliza os gases de escapamento como energia – eles movem o rotor de turbina, que “aspira” o ar atmosférico e o pressuriza para o motor, resultando em mais ar na câmara de combustão.
Caixa fria e caixa quente: também chamadas respectivamente de compressor e turbina, são as câmaras que formam o turbo compressor. É a caixa quente instalada no coletor de escapamento que faz as passagens dos gazes girar o rotor, que gira também o rotor da caixa fria. Tudo isso gera compressão!
A diferença: enquanto no motor aspirado, os pistões movimentam-se admitindo o ar, no motor turbo ele fica pressionado, ou seja com mais oxigênio e permitindo maior entrada de combustível! Mas…mais combustível, mais consumo? Não! Com essa mistura de ar e combustível feita de forma mais densa nas câmaras, há explosões mais fortes, o que exige menos aceleração.
Principais características do motor turbo
Algumas características do turbo motor e algumas curiosidades:
- Os modelos no Brasil svão de populares a carros de luxo, passando por todas as categorias. Na Volkswagen, uma das maiores produtoras no país, vão desde o Up! (1.0) até a Amarok (2.0).
- O motor turbo de um carro 1.0 permite uma partida semelhante a de um 1.6, com menor consumo de combustível.
- O que diminui a popularidade de uma tecnologia tão melhor é o custo: um carro equipado com motor turbo custa consideravelmente mais que um com motor aspirado.
Cuidados essenciais com esse tipo de motor
Os turbos utilizam óleo para lubrificar e resfriar o sistema. Fique sempre de olho na troca de lubrificantes e filtros, portanto. Mais uma vez: atenção ao manual! Os prazos recomendados pelas montadoras devem ser seguidos à risca.
Outro cuidado é não abusar das rotações enquanto o motor não atingiu a temperatura ideal de uso. E, diferente do motor aspirado, ligue o carro e espere alguns segundos antes de partir: a pressurização do sistema fica garantida.
Manutenção para motor turbo
Em um motor equipado com turbo, peças e lubrificantes originais são essenciais. Isso porque esses componentes vão garantir a qualidade de combustão e a preservação de todo o conjunto. A substituição de qualquer peça em prazo adequado é mais que necessária – fique de olho em velas de ignição e lubrificantes de boa qualidade, eles vão ajudar a manter a limpeza do motor.
Já sabe que pode contar com o Jacaré, né? Auto-peças em Belém sempre originais e de qualidade certificada você vai encontrar aqui para o seu turbo ter vida longa, econômica e potente.