A gente já falou sobre como é importante saber muito bem o que acontece no seu carro quando de faz o alinhamento e balanceamento do veículo. Mas, existem duas formas de fazer o balanceamento: qual é a mais indicada?
Balanceamento: quais são as formas?
Existem dois tipos de balanceamento: o estático e o dinâmico. Nós falamos sobre isso no nosso post sobre alinhamento e balanceamento. O balanceamento pode ser feito, por tanto, com o pneu na máquina ou no carro. Qual a diferença de vantagens entre os dois?
A resposta é: em relação à vantagem, não há diferença. Os dois métodos vão medir e igualar o peso do conjunto roda e pneu por toda a sua circunferência. O que normalmente é feito nas oficinas – o mais comum- é aquele feito com os pneus instalados na máquina.
Quando devo fazer o procedimento?
Existem algumas características que devem chamar sua atenção na hora de perceber quando fazer o procedimento. São elas:
- a cada 5000 km obrigatoriamente
- se você sentir o volante puxando para algum dos lados ou se estiver duro
- caso o carro caia em um buraco profundo e, após o evento, você sentir mudanças (mesmo se você não sentir, vale o check up)
Ainda, você pode ficar com a atenção redobrada a alguns outros ponto. Perceba se:
- Há desgaste nos pneus e se seu peso está menor
- Se, no aro, o pneu está se movendo – como se estivesse solto
- Se parecer estar desgastado de forma incomum
- Se há sujeira depositada na roda – o que significa que há uma falta de balanço no conjunto
- Roda empenada
Balanceamento e confiança
Faça sempre o balanceamento do seu veículo em uma oficina em que você confie e nos processos de revisão do seu carro. Por falar em confiança, caso precise de auto-peças, além, do balanceamento, já sabe que pode contar com a gente, né? Fique por perto!