Você acaba de voltar daquele descanso tão esperado: arrumou as malas, a família toda no carro, todo mundo relaxado e…você sente uma puxada no volante para a esquerda. Ainda bem que você já não estava mais na estrada e já estava chegando em casa. Mas aquela puxada te fez pensar sobre o alinhamento e balanceamento do seu carro. Bom, nem sempre essa puxada é resultado da falta de alinhamento, mas isso a gente explica mais à frente.
Se isso já aconteceu com você ou com alguém que você conhece, e você reconheceu o problema, provavelmente sabe que alinhar e balancear o carro são ações básicas para a sua segurança, seus passageiros e para a manutenção da “saúde” do seu veículo. agora, você sabe tudinho sobre alinhamento e balanceamento?
O que é alinhamento?
O alinhamento – que pode ser chamado de pneus ou de suspensão – é um serviço que faz com que a vida útil dos pneus e dos componentes de suspensão estejam adequadas. Ele também evita o desgaste irregular dos pneus.
É um processo que deve ser recorrente e pode exigir um rápido ajuste dos componentes de suspensão dianteira e/ou traseira.
No alinhamento, equilibram-se todas as forças do carro dando maior estabilidade ao automóvel, aumentando a eficiência do rolamento e fazendo com que os pneus tenham um desgaste uniforme.
Os ângulos que são ajustados durante o alinhamento:
- Cambagem: ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo;
- Caster – ângulo de inclinação do eixo de direção em relação à vertical. Ele fornece estabilidade de direção e auto-centrante;
- Convergência – diferença de distâncias entre as áreas dianteiras e traseiras dos pneus. O desgaste dos pneus (principalmente em relação à frenagem) é melhorado ao ter esse ângulo ajustado.
Atenção:
- Carros com suspensão traseira independente, precisam de alinhamento traseiro também;
- O alinhamento deve ser feito quando o volante estiver puxando ou estiver duro e não precisa estar ligado ao balanceamento;
- A cambagem tem que ser feita de acordo com as recomendações do fabricante.
O que é balanceamento?
Diferentemente do alinhamento, o que se ajusta no balanceamento é o conjunto pneu/roda. Ele é, basicamente, a distribuição do peso do carro sobre as quatro rodas. No balanceamento, tudo é feito para que evitem-se as trepidações no carro em velocidades acima de 60 km/h, problemas de direção e deterioração dos pneus, além da capacidade de frenagem. Ele pode ser feito de duas formas:
Estático – quando o conjunto está imóvel
Dinâmico – quando o conjunto está em rotação (ele ajuda a corrigir problemas que o balanceamento estático não consegue).
Ambos os sistemas medem as forças geradas pelo conjunto em rotação e o equilíbrio estático é automático, após conseguir-se o dinâmico.
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