Quando se vai pegar a estrada, um dos primeiros cuidados a se ter com o automóvel é verificar os pneus. Ninguém quer ter que parar no meio da viagem com algum problema, a família toda esperando e o sol indo embora. Pior ainda: ninguém quer sofrer nenhum acidente por uma falta de cuidado tão simples quanto esse. A calibragem é essencial para a segurança de todos.
O que é a calibragem?
A calibragem nada mais é do que a a pressão adequada aos pneus. Cada pneu deve estar devidamente calibrado para manter a segurança, melhorar sua vida útil e manter consumo de combustível ideal. Ela pode ser feita em qualquer posto de gasolina, com o aparelho adequado, pelo menos uma vez a cada 15 dias. Ela também faz parte de procedimentos de revisões.
Qual a calibragem certa para meu pneu?
Cada pneu tem um número correto para a calibragem. Ele está descrito no próprio veículo e no manual – que é o seu melhor amigo e o melhor amigo do seu carro.
Se o seu veículo estiver com muita carga, a quantidade de pressão no pneu provavelmente aumentará. Outra coisa para ficar atento é o esvaziamento do pneu: se ele estiver esvaziando muito rápido, não há calibragem que dê jeito – verifique se não há um prego no pneu, um furo ou algo assim. Levar no mecânico, caso você esteja com dificuldade de identificar, é uma boa saída.
Se os pneus estiverem com pouca pressão:
- impactos têm maior peso
- riscos em pistas molhadas aumentam sensivelmente
- riscos de capotar também aumentam
Se os pneus estiverem com muita pressão:
- ficam com pouca aderência
- as curvas ficam mais perigosas
- freiar fica mais difícil
E se eu não fiz a calibragem?
Não vá para a estrada sem calibrar seu pneu corretamente. Um acidente pode ser causado, ou, minimamente você pode ter que parar em algum posto para fazê-la. Caso você não tenha feito calibragem por um período longo e isso causou danos ao seu automóvel (e, ainda bem, nenhum acidente), pode contar com Jacaré para auto peças em Belém.