Estamos sempre preocupados com as melhores peças e as últimas atualizações em relação às melhorias para nosso veículo. Mas, e quando compramos um carro e vamos segurá-lo? Muito além de preocupações com manutenções e novidade, devemos nos preocupar com os detalhes legais que envolvem a segurança do carro.
Por exemplo, você está a par de todos os termos usados para definir o que está segurado em seu veículo? Vamos falar um pouco sobre o que é o sinistro do carro para que você entenda tudo mesmo e esteja protegido legalmente.
O que é o sinistro do carro?
Sinistro é todo dano causado no veículo e que está previsto em contrato quando você decide assinar com uma seguradora. Por exemplo: um carro vem na mão contrária e bate no seu automóvel, se está previsto em contrato a cobertura desse tipo de acidente, a seguradora tem a obrigação de entrar com recursos para cobrir.
Todo contrato tem uma apólice em que fica bem especificado que tipo de dano a seguradora irá cobrir, por isso é muito importante ficar atento(a) aos detalhes desse documento.
Quais tipos de sinistro existem?
Sinistro parcial: é quando o dano causado pode ser consertado. A indenização causada pela seguradora é calculada de forma proporcional aos prejuízos. O carro é levado a uma oficina, avaliado, a franquia é paga pelo contratante e a segurador indeniza.
Sinistro perda total: é quando o veículo não tem mais conserto – os danos causados foram irreversíveis e apenas um novo veículo pode substituí-lo. Isso ocorre em caso de acidente que gere a perda total ou em caso de furto ou roubo. Nesse caso, a seguradora paga o valor total (quando o custo de reparo for maior do que 75% do limite máximo da indenização) e, caso o carro seja recuperado – em caso de roubo – ele vira um carro sinistrado, que deve ir a leilão.
Carro sinistrado: vale a pena?
Caso você vá comprar um carro é sinistrado, vendido em leilão, deve ficar muito atento(a). Como não se tem histórico do carro, ele já perde muito de seu valor – de 30% a 40% -, sendo assim, se sua ideia for revender depois, deve ficar com essa informação na cabeça.
O preço pode ser bem atraente, mas conseguir um seguro para um carro sinistrado, por exemplo, é muito, muito difícil. Além disso, a documentação: é a mesa de um carro comum, mas tem um registro abaixo que o marca com “Sinistrado”ou “Recuperação”.
Por último, atenção: um carro assim deve passar por uma vistoria de um posto cadastrado no INMETRO.
O Jacaré tem muito mais dicas de automóveis para quem tem amor por seu carro. Fique sempre por perto e conheça mais dos nossos artiggos.