Muitas pessoas encaram ter uma habilitação, e pegar um carro também, como algo corriqueiro, fácil, que não necessita muita atenção. De fato, dirigir um automóvel, depois de um tempo de prática parece demandar menos, coloca o motorista em uma posição, digamos, mais confortável. E é aí que mora o perigo!
A segurança no trânsito vai além de colocar o cinto de segurança – o que, se não é, deve ser um hábito tanto para os passageiros quanto para o(a) motorista-, envolve manutenção do veículo, regularidade nos documento e algo que quase sempre com o passar do tempo é esquecido: muita atenção.
Segurança no trânsito começa com documentos
Ter todos os documentos em dia é essencial para qualquer motorista. Mas isso tem a ver com a segurança no trânsito? Com toda a certeza! O(a) motorista que está com seus documentos em dia passou pelos exames necessários e comprobatórios de sua capacidade para dirigir.
Ao andar sem os documentos regularizados, você está assumindo um risco: os exames de renovação da CNH exigem a checagem médica e de habilidades no trânsito. Renove sua CNH de acordo com o vencimento do documento.
Segurança no trânsito exige manutenção
Esse é um item que não deveria nem ser colocado em voga, de tão batido. Todos nós sabemos: um veículo sem manutenção aumenta brutalmente os riscos de acidentes. Além das revisões periódicas, é muito importante que você esteja bem atento aos sinais do seu carro.
Faça um check list:
- alinhamento
- balanceamento
- calibragem dos pneus (inclusive step)
- checagem do óleo
- manual do carro sempre à mão
Segurança no trânsito é se achar sempre um novato
Nunca perca a inocência, o frescor da juventude. Somada à falta de manutenção e a falta de capacitação, sabe o que provoca muitos acidentes no trânsito? Excesso de auto-confiança. Sim! Deixe a autoconfiança excessiva para outros espaços na sua vida. Aqui, a palavra de ordem é: desconfie.
Desconfie que aquela pessoa vai fazer a manobra correta, duvide que o outro não vai furar o sinal. Lembra quando você começou a dirigir? aquela cautela toda que você tinha? Pois então: mantenha o cuidado. Olhe mais de uma vez no retrovisor, desacelere, acione a seta, dê espaço para o outro. Antecipe-se: o nome disso é direção defensiva.
Segurança no trânsito é ter auto-peças originais
Por fim, a dica que não poderia faltar é: na hora de fazer a manutenção e na necessidade de auto-peças para o seu veículo, não pense duas vezes. As autopeças originais têm garantia e dão mais segurança para quem as compra, sendo profissional mecânico, ou motorista.
É muito importante fazer a manutenção do seu carro e garantir que as autopeças usadas nele têm a qualidade que irão fazer com que ele não apresente problemas mais cedo, ou seja, é uma segurança, inclusive, para o seu bolso.
Pra cuidar do seu veículo e da sua segurança no trânsito em Belém, já sabe: pode contar com a Jacaré Auto Peças.